Publicações: Guia sugere propostas religiosas para escapar à rotina

Compilação de mosteiros e conventos portugueses intitulada «Lugares do Infinito»

Lisboa, 27 ago 2014 (Ecclesia) – O jornalista António Marujo e o fotógrafo Daniel Rocha uniram esforços na criação de um guia de mosteiros e conventos que podem ser visitados pelo público e permitem às pessoas viverem dias diferentes, fora da sua rotina quotidiana.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, António Marujo classifica a obra como um “leque de possibilidades” para quem quiser “retemperar forças”, no meio de um mundo atual que “massacra” as pessoas “todos os dias”, com os mais variados compromissos sociais e profissionais.

Um mundo que, na maior parte do tempo, não dá tréguas nem abre espaço para cada um “tranquilizar o olhar, repousar a consciência, refletir, recordar pessoas, escrever”.

Ou “até fazer alguma atividade manual, que aliás é muito tradicional” em grande parte dos conventos e mosteiros, “desde a agricultura à produção de licores, de doces, de bolachas, a encadernação, há muitas coisas nestes sítios”, acrescenta António Marujo.

Intitulado “Lugares do Infinito”, o livro tem a chancela da Paulinas Editora e procura também mostrar, com o recurso à fotografia, a realidade diária das comunidades religiosas, o que preenche o seu quotidiano.

De acordo com António Marujo, o dia-a-dia monástico está cheio “de coisas normais, só que depois” essas coisas “têm um sentido especial”.

E o objetivo dos autores da obra foi também ir “à procura desse sentido especial”, complementa.

Para Daniel Rocha, colaborar na compilação do guia foi uma oportunidade para ele próprio fugir à rotina profissional, trabalhar numa matéria pouco habitual e sobretudo “entrar num espaço de silêncio, de oração e de paz”.

“Apesar de serem comunidades que supostamente estão fechadas ou isoladas do mundo, têm uma grande vida interna”, recorda o fotógrafo.

Ao folhearem as páginas do roteiro, os leitores vão poder apreciar imagens plenas de “luz, de vida e de calor”, também de “liberdade” e “bem-estar”.

Qualquer um destes adjetivos são “sinónimo” de Deus, e quem “construiu” os mosteiros e conventos “sabia disso”, conclui Daniel Rocha.

O livro “Lugares do Infinito”, já à disposição do público em geral, é tema de destaque do Programa ECCLESIA de hoje, na RTP2, a partir das 15h30.

HM/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top