Angra do Heroísmo, Açores, 21 ago 2014 (Ecclesia) – O livro “Tombo Heráldico dos Açores”, de António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, com a representação dos brasões dos 38 bispos de Angra e dos 16 bispos nascidos nos Açores vai ser lançado em setembro.
"Foram muitos anos de trabalho, de recolha e de confronto de fontes históricas muito diversificadas. Nós temos dois conjuntos de bispos, os de Angra, que são 38, e os bispos naturais dos Açores que andaram por esse mundo fora, que são 16”, explicou Jorge Forjaz ao Portal da Diocese.
O livro contém, a foto de todos os prelados diocesanos, uma nota biográfica sobre cada um e a sua genealogia, uma foto das sepulturas encontradas e o desenho a cores dos seus brasões “o que é absolutamente novo pois em muitos casos teve de se fazer uma reconstituição do brasão”, acrescentou o coautor.
Jorge Forjaz acrescentou que também incluíram “uma explicação sobre as frases inscritas nos brasões, contextualizando-as” e revelou a “dificuldade” que tiveram em traduzir a frase do brasão do bispo emérito de Macau, D. Arquimínio da Costa que vive na Ilha do Pico, inscrita em chinês.
O Portal da Diocese revela que esta obra “inédita em Portugal” é mais vasta e para além da heráldica dos bispos de Angra e dos bispos nascidos nos Açores apresenta também uma “larga iconografia e um estudo genealógico sobre todos os 231 brasões das famílias nobres açorianas”.
O presidente do Instituto Português de Heráldica, Miguel Metelo de Seixas, assinalou que a informação recolhida neste livro “é invulgar no panorama editorial português”.
“Trata-se de uma obra notável pela vastidão do seu objeto de estudo, solidez da pesquisa e riqueza gráfica", desenvolveu.
O livro “Tombo Heráldico dos Açores” vai ser apresentado em setembro primeiro em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Horta e depois em Lisboa.
CB/OC