Cidade do Vaticano, 13 ago 2014 (Ecclesia) – O enviado pessoal do Papa ao Iraque, cardeal Fernando Filoni, vai chegar hoje à cidade de Erbil, no Curdistão iraquiano, para reunir-se com o patriarca caldeu, D. Louis Sako.
Segundo a Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e antigo núncio (embaixador da Santa Sé) no país leva consigo um donativo em dinheiro de Francisco para ajudar os deslocados nesta emergência humana.
O Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (Santa Sé) revelou hoje em comunicado que várias organizações católicas estão a promover desde junho “programas de assistência humanitária” para os refugiados, em particular através da Cáritas Iraque, que já chegaram a 4 mil famílias.
O Papa também contribuiu para esta causa, com um donativo pessoal e o presidente do referido organismo, cardeal Robert Sarah, está em contacto com o patriarca caldeu, D. Louis Sako.
A ação humanitária concentra-se atualmente em três áreas: ajuda alimentar e sanitária; educação; apoio psicológico.
O Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (‘um só coração’, em português) é o departamento da Santa Sé que coordena a ação do Papa para a promoção da caridade em situações de emergências humanas, conflitos ou catástrofes naturais.
OC