Fátima, Santarém, 13 ago 2014 (Ecclesia) – A diretora do serviço de peregrinos no Santuário de Fátima explicou os objetivos do itinerário que a instituição propõe para viverem o tema ‘Envolvidos no amor de Deus pelo mundo’.
“Este ano estamos a conhecer e a celebrar a aparição de Nossa Senhora do mês de junho. Todas as propostas do itinerário do peregrino vão no sentido que possam fazer o percurso e conheçam a mensagem em grupo ou individualmente”, revela Natalina Ferreira à Agência ECCLESIA.
O itinerário com o tema de 2014 – Envolvidos no amor de Deus pelo mundo – está escrito em sete línguas e propõe um percurso que começa no presépio para “aprofundar e refletir mais a vida de Jesus”, explica a diretora do serviço de peregrinos do Santuário de Fátima.
Depois o percurso continua pela colunata com os passos da Via Sacra e uma tentativa de “identificação com Cristo nas dificuldades e dores”.
Na Capelinha das Aparições, “o lugar por excelência da aparição de Nossa Senhora”, os peregrinos são convidados “a conhecer as palavras de Maria”.
“É o coração e a centralidade de qualquer peregrinação a Fátima e o local ideal para ouvirmos o que Deus quer”, observa Natalina Ferreira.
A responsável revela que “um dos grandes desafios” é manter o bom ambiente “de silêncio e de oração” na Capelinha das Aparições com momentos de celebração mas “também silêncio”.
O itinerário dedicado à mensagem de Fátima continua pela passadeira das promessas onde existe o convite “a pensar no sacrifício”: “Como hoje encaramos o sacrifício, não só o de promessa mas também os de cada dia, o que estamos dispostos a fazer como reposta ao apelo de Deus”, desenvolve a entrevistada.
Para a diretora do serviço de peregrinos do santuário de Fátima Local a passadeira das promessas é também um lugar de “alegria e de reconhecimento” pelo que cada um alcançou “por intermédio divino e pelo esforço” pessoal.
Na Basílica da Santíssima Trindade existe o convite à contemplação do painel do presbitério, “a Jerusalém celeste” com anjos e santos de todos os tempos, “é um apelo ser melhor”.
No final do itinerário a exposição temporária “Segredo e Revelação”, “sobre a aparição do mês de junho”, que apresenta as diferentes partes do segredo de Fátima com o documento original escrito pela irmã Lúcia.
“A grande vantagem destes percursos é aquilo que conseguimos tirar deles e aproveitar isso no dia-a-dia”, disse ainda Natalina Ferreira.
O itinerário deste ano está inserido num projeto maior, de sete anos, que têm como objetivo informar e preparar os peregrinos para as celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 2017.
“Cada um dos sete anos teve por tema uma das aparições: primeiro as aparições do anjo, em 1916, e nos outros seis anos cada uma das aparições de Nossa Senhora de maio a outubro”, desenvolve Natalina Ferreira.
A diretora do serviço de peregrinos do Santuário de Fátima acrescenta que “a intenção é que em cada um destes anos os peregrinos conheçam em profundidade a história e mensagem de cada uma das aparições”.
LFS/CB