Terras de Bouro, Braga,12 ago 2014 (Ecclesia) – O Santuário de São Bento da Porta Aberta, no município minhoto de Terras de Bouro, começou a receber os peregrinos para a grande romaria de agosto.
“Milhares de peregrinos acorrem ao Santuário de São Bento da Porta Aberta para cumprir as suas promessas, uma grande parte a pé desde as suas localidades até Rio Caldo, Terras de Bouro, onde está localizado”, revela a Confraria de São Bento da Porta Aberta, sobre a “grande romaria” que começou este domingo e termina anualmente a 15 de agosto.
Hoje, às 16h00 celebram a Eucaristia com Oração de Vésperas e pelas 21h00, em união com Santuário de Fátima, vai haver uma procissão de velas.
Para além do programa religioso, a tarde é dedicada à “cultura regional e, principalmente, às associações culturais e recreativas do concelho de Terras de Bouro”, nesse sentido, das 15h00 às 18h00 cada associação vai mostrar “as tradições, usos e costumes e à noite há concertinas, cantares ao desafio e fogo-de-artifício.
Esta quarta-feira é “o dia principal da romagem”, a Eucaristia em honra de São Bento da Porta Aberta, presidida por D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga.
A partir das 17h00, há exposição da relíquia de São Bento seguida da procissão “composta por vários andores, todos decorados com flores naturais”, acrescente a Confraria de São Bento da Porta Aberta.
O Santuário disponibiliza também apoio médico e primeiros socorros “para quem necessite”, informa a confraria que preparou “com especial atenção a receção e acolhimento aos peregrinos que se deslocam ao santuário movidos pela fé”, revela o sítio na internet da Arquidiocese de Braga.
CB/OC