Pintura: Descoberto fresco renascentista na Guarda

Na igreja matriz de Aldeia Nova, em Trancoso, obra do século XVI retrata Nossa Senhora com Menino Jesus ao colo

Trancoso, Guarda, 01 ago 2014 (Ecclesia) – As obras na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aldeia Nova, no concelho de Trancoso, Diocese da Guarda, revelaram a existência de um “grande fresco” do século XVI na parede da capela-mor.

“Pinturas de grandes dimensões, provavelmente da Escola de Grão Vasco. Um fresco renascentista de Nossa Senhora entronizada, coroada por dois anjos, com o menino Jesus ao colo e acompanhada por dois anjos, um músico e o outro ofertante, tudo pintado no primeiro quartel do século XVI”, revela a Diocese da Guarda no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“A pintura da ousia (capela-mor) da igreja de Aldeia Nova é de excelência, e as qualidades plásticas deste artista ativo no reinado de D. Manuel I e ao serviço da Diocese de Lamego, são por demais evidentes”, explica Vitor Serrão, professor da Faculdade de Letras de Lisboa.

Para o também historiador de arte, a descoberta deste “notabilíssimo” fresco renascentista de “impõe um processo especializado de consolidação e salvaguarda” e um trabalho muito “delicado de conservação, limpeza, restauro e reintegração de lacunas”.

Vitor Serrão relembra ainda que na igreja de Aldeia Viçosa, Diocese da Guarda, “não muito longe de Aldeia Nova, a oficina de Grão Vasco pintou um retábulo a óleo onde também se representa a Virgem com o Menino, entronizada e coroada e com música celeste de anjos acompanhantes”.

Para o professor e especialista Vitor Serrão a povoação de Aldeia Nova “passa a figurar, nas rotas do turismo cultural da Beira Alta”.

Nos altares colaterais também foram descobertos frescos quinhentistas escondidos pelos altares barrocos de talha do século XVIII.

O pároco de Aldeia Nova, o padre Alfredo Gabriel, disse ao jornal diocesano A Guarda que estes frescos “vão permanecer ocultos, já que o seu merecimento é inferior, e por razões de culto”.

Estes não são os primeiros frescos do concelho de Trancoso que apresenta outras pinturas “relevantes na igreja de Nossa Senhora da Fresta e na de Aldeia Velha”, destaca o jornal diocesano.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top