Diretor da televisão do Vaticano em Portugal
Lisboa, 25 set 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja promove entre hoje e amanhã as suas jornadas anuais em Fátima, com a presença do diretor do Centro Televisivo Vaticano, padre Dario Edoardo Viganò.
'O Papa Francisco e a cultura do encontro: o poder das imagens' é o tema para a conferência que vai fazer na manhã desta sexta-feira, segundo dia das Jornadas de Comunicação Social, participando depois num debate com os participantes sobre a mesma temática.
O padre Dario Edoardo Viganò, diretor do Centro Televisivo Vaticano desde 2013, foi ordenado sacerdote em Milão em 1987, tendo iniciado de seguida a investigação académica na área do cinema e do audiovisual, que o levou à lecionação e ao trabalho no setor, primeiro na Diocese de Milão e depois na Conferência Episcopal Italiana.
'Uma Rede de Pessoas' é o tema das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorrem na Domus Carmeli.
Promovidas e coordenadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Socais, as jornadas analisam o tema proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014, debatendo-o também em duas mesas-redondas.
'Jornalismo descartável: consequências empresariais e profissionais' e 'Media e cultura de encontro' são os temas em análise na tarde de hoje por jornalistas, professores universitários e peritos na área das comunicações sociais.
Carmo Rodeia , jornalista do sítio 'Igreja Açores', David Dinis, diretor do jornal digital Observador e Eduardo Cintra Torres, jornalista e professor universitário analisam o primeiro tema em debate, 'Jornalismo descartável: consequências empresariais e profissionais', entre as 15h00 e as 16h30 .
A temática 'Media e cultura de encontro' será apresentada entre as 17h30 e as 19h30 por Felix Lungu, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, pelo padre Tiago Freitas, diretor do Departamento de Comunicações Sociais da Arquidiocese de Braga, e o provincial dos Missionários Combonianos, padre José Vieira.
As Jornadas Nacionais de Comunicação Social iniciam-se às 14h30 com a apresentação do tema por D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, de que faz parte o Secretariado que as promove.
Todas as conferências vão estar disponíveis em vídeo, para visualização na internet, imediatamente após as intervenções dos convidados.
De acordo com o programa das jornadas, o encontro deste ano vai incluir o espaço 'M&M' (Mostra Multimédia), onde se convidam meios de comunicação social, empresas e editoras a divulgarem as publicações, produtos e projetos multimédia sobre o tema em debate.
PR/OC