Vaticano: Papa assinala aniversário de atentado contra judeus em Buenos Aires

Francisco condena «loucura» do terrorismo

Cidade do Vaticano, 18 jul 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem à Asociación Mutual Israelita Argentina (AMIA), que hoje assinala o 20.º aniversário do atentado à bomba contra a instituição, com 85 mortos e 300 feridos, condenando o terrorismo.

“O terrorismo é uma loucura, o terrorismo apenas sabe matar, não sabe construir, destrói”, lamenta Francisco, numa intervenção divulgada através do YouTube.

O Papa, na altura bispo auxiliar de Buenos Aires, fala nos 20 anos de “uma tragédia, uma loucura”.

“20 anos depois da tragédia da AMIA, quero fazer chegar a minha proximidade à comunidade israelita argentina e a todos os que são familiares das vítimas, sejam eles judeus ou cristãos”, refere.

Francisco tinha revelado ao presidente e ao primeiro-ministro de Israel que iria enviar esta mensagem, em conversa que decorreu numa visita ao memorial das vítimas no Monte Herzl, Jerusalém, a 26 de maio.

O Papa recorda as “esperanças cortadas” e as “ruínas” que resultaram do atentado, convidando a “chorar” por este atentado e pelo sofrimento que provocou, a fim de “encontrar caminhos de justiça para assumir a dívida que esta tragédia deixou na sociedade”.

“Juntamente com a minha oração, por todas as vítimas, hoje também mostro o meu desejo de justiça. Que se faça justiça”, conclui Francisco.

Nenhum responsável pelo ataque terrorista foi identificado nem condenado efetivamente, até hoje.

A comunidade judaica na Argentina é a mais numerosa da América Latina e uma das maiores no mundo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top