Leiria-Fátima: Diocese regista aumento de seminaristas

Leiria, 18 jul 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima revelou que o seu número de seminaristas está a aumentar e, atualmente, há cerca 25 alunos no pré-seminário e no novo ano letivo vai haver nove a estudar no Patriarcado de Lisboa.

O Seminário de Leiria apresenta tem duas formas de acompanhar os candidatos ao sacerdócio: “Uma no Pré-Seminário e outra, numa fase mais adiantada de estudos e discernimento vocacional, no Seminário Maior”, explica a diocese no seu site.

No Pré-Seminário, os cerca de 25 alunos, estão divididos em três grupos: O grupo Samuel, para alunos do 6.º ao 8.º ano; o grupo São Paulo, do 9.º ao 11.º ano; e depois os seminaristas do 12.º ano, com “um acompanhamento personalizado, uma vez que se aproxima o momento de poder entrar no Seminário Maior”.

O padre José Augusto, reitor do Seminário Diocesano de Leiria, explica que acompanha os seminaristas “num diálogo de abertura com o candidato”, para trabalhar “o seu caminho espiritual e ajuda a integrar todas as dimensões da sua vida na caminhada vocacional”.

Depois, a formação continua no Seminário Maior e o programa inclui um ano propedêutico, não curricular, cinco anos no mestrado de Teologia e um ano pastoral, “em que se procura dar a dimensão mais pastoral a todo o currículo já adquirido”, revela o reitor.

O site da Diocese de Leiria-Fátima informa que no próximo ano curricular, os nove seminaristas, do Seminário Maior, vão estar todos a estudar no Patriarcado de Lisboa.

O convite aos jovens da diocese é feito em encontros paroquiais, dinamizados pelo Seminário Diocesano de Leiria, com adolescentes do 6.º ao 10.º ano de catequese.

“Nessas visitas procuramos encontrar-nos também com os catequistas, os pais e o pároco, três agentes que têm um papel muito importante no momento de um adolescente se inscrever no Pré-Seminário”, refere o reitor do Seminário Diocesano.

O sacerdote revela ainda que foi criada uma equipa para trabalhar na promoção da vocação sacerdotal com a ideia que “a responsabilidade pelas vocações sacerdotais deve ser uma preocupação de toda a comunidade diocesana”.

Para o padre José Augusto, a equipa constituída por um casal, uma religiosa, dois jovens, um adulto e três padres permite “uma complementaridade, que se espera muito frutuosa no trabalho de sensibilização nas paróquias e no acompanhamento dos pré-seminaristas”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top