Igreja: Conselho Nacional da Ação Católica Rural definiu e projetou ações para 2014/2015

Movimento aposta na renovação e crescimento dos grupos

Viseu, 17 jul 2014 (Ecclesia) – O Conselho Nacional da Ação Católica Rural (ACR) reuniu os representantes das dioceses onde o movimento está presente, com o tema ‘O Futuro é Agora: Semeia, Cuida, Partilha!’, para projetar e definir o plano de ação para 2014/2015.

“Foi reafirmada a determinação do Movimento na sua renovação e revitalização e em prosseguir a sua missão eclesial e social”, explica a ACR em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O programa para o ano 2014-2015 propõe quatro linhas de ação como “apostar” no crescimento e renovação através de “de novos grupos e na renovação do tecido humano dos grupos existentes” e desenvolver “projetos concretos” com a sociedade civil.

A ACR tem ainda como linha programática “prosseguir e intensificar” o investimento na formação e capacitação dos seus diversos agentes e “retomar” com vigor a “prática da Revisão de Vida como método, o estudo da Doutrina Social da Igreja (DSI) como iluminação e a espiritualidade secular como caminho de realização pessoal”.

No comunicado, os responsáveis acrescentam que pretendem também responder “ao desafio” que o Papa Francisco fez à ACR, “como cristãos e como movimento”: “Abrir as portas para que Ele saia, pelo menos Ele!”.

A Ação Católica Rural pretende assim centrar-se, “vigorosa e decisivamente”, no seu papel interventivo através “da prática da Revisão de Vida iluminada pelo estudo e aplicação da DSI”.

Nesse sentido, assumem a “linha de força” – Ultrapassar a fronteira visível da Igreja indo ao encontro das periferias para interagir, com os agentes da sociedade civil” – da VII Assembleia Nacional de Delegados.

D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), também esteva presente como “sinal da comunhão eclesial e estímulo a preservar na missão” e “desafiou” os presentes a “um discipulado missionário entusiasta e renovado”, revela a ACR.

A equipa nacional da ACR e o respetivo assistente também estiveram na reunião do Conselho com os 13 elementos que representam as dioceses de Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top