Fátima: Oficinas Musicais ajudam a passar mensagem mariana às crianças

Próximo turno abre a 3 de agosto

Fátima, 16 jul 2014 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima está a promover a 2.ª edição das Oficinas Musicais Criativas (OMC), uma iniciativa de ocupação das férias escolares direcionada para crianças entre os 10 e os 13 anos.

Em declarações prestadas à Agência ECCLESIA, o coordenador do projeto, Manuel Lourenço, realça que o que está em causa é a oportunidade das crianças “desenvolverem as suas capacidades inatas de música, no contexto da Mensagem de Fátima” e da preparação do “Centenário das Aparições de Nossa Senhora”, marcado para 2017.

Para isso, a organização recorre à ajuda de “formadores acreditados na área da pedagogia” e a “recursos físicos” e “naturais” como “o recinto de oração do Santuário, o órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o Centro Paulo VI e os Valinhos”.

Em toda a comemoração do Centenário, a aposta na música enquanto veículo de transmissão da mensagem de Fátima para as crianças vai ser uma constante.

De acordo com Manuel Lourenço, vai haver um pouco de tudo, desde “coros infantis a ações pedagógicas de formação”, que abrangerão também adolescentes e jovens.

Dividas em dois turnos de quatro dias, um que termina esta sexta-feira e o outro que vai decorrer entre 3 e 6 de agosto, as OMC recorrem também a outras artes, como a expressão plástica, como forma de ajudar os mais novos a entrarem na dinâmica do Santuário e da espiritualidade mariana.

“Como é algo às vezes tão difícil de descrever por palavras, nada melhor do que fazermos sentir as coisas para eles realmente levarem aquilo que vivenciaram, que fizeram e partilharam”, aponta Helena Brites, uma das monitoras da atividade.       

O organista do Santuário, Sílvio Vicente, destaca a possibilidade que é dada aos mais novos de contactarem, alguns pela primeira vez, com “um órgão de tubos”.

“Normalmente está muito isolado, em sítios inacessíveis nas igrejas, e isto acaba por ser uma apresentação muito importante para eles, é uma descoberta, um incentivo se calhar a seguirem um futuro quem sabe musical”, sustenta.

Mariana está a repetir a experiência das OMC, depois de já ter participado em 2013, e classifica o projeto como uma forma “interessante” de “aprender a história de Fátima e dos Pastorinhos”.

Um dos destaques no programa das Oficinas é a visita ao museu Casa das Candeias, um espaço dedicado à vida e espiritualidade de Francisco e Jacinta Marto, que foi inaugurado em abril deste ano.

Na opinião da irmã Marta, que integra a congregação religiosa da Aliança de Santa Maria, a ida à Casa das Candeias permite “introduzir” os mais novos no ambiente que “Francisco e Jacinta experimentaram”.

“Este espaço é ótimo em termos da recriação do que eles viveram, no sentido em que reproduz a natureza, aquilo que eles sentiram”, sustenta a religiosa, frisando que “é através destas coisas simples” que as crianças “podem fazer experiências de Deus” e perceber o que “Deus é capaz de fazer” nas suas vidas.

HM/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top