Publicações: Homilias de D. Joaquim Gonçalves passam a livro

Lisboa, 15 jul 2014 (Ecclesia) – A Paulus Editora publicou um volume intitulado «Palavras que permanecem» com as homilias mais significativas do falecido bispo D. Joaquim Gonçalves em Braga e na Diocese de Vila Real.

“Esta é uma homenagem póstuma que corresponde a um dos desejos manifestados poucos meses antes da sua morte. Com esta publicação procura-se prolongar na história a imagem e o pensamento deste grande bispo”, informa a Paulus Editora, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

D. Joaquim Gonçalves, na apresentação do seu livro, escreveu que não é “difícil encontrar” nas suas homilias “o clássico esquema do ‘ver, julgar e agir”’, ou seja, “os factos celebrados, a reflexão catequética e o apelo ao compromisso, e isso pode ajudar a fazer deles uma espécie de memorial”.

O padre José Gonçalves, irmão do bispo homenageado, terminou a compilação das homilias e na “premonição” escreve que “estes textos são parte do seu trabalho episcopal como mestre e pastor”.

“Parece-nos que podem continuar a ser úteis na construção do Reino de Deus e no desenvolvimento da Nova Evangelização que esta em curso”, acrescenta o sacerdote a respeito do livro ‘Palavras que permanecem’.

D. Joaquim Gonçalves nasceu em Cortegaça, Concelho de Fafe, a 17 de maio de 1936, e foi substituído por D. Amândio Tomás, seu coadjutor, a 17 de maio de 2011, cerca de três anos depois de ter sido submetido a um transplante cardíaco, em Coimbra.

O bispo emérito, que faleceu ao 77 anos no último dia de 2013, esteve à frente da diocese transmontana entre janeiro de 1991 e maio de 2011, depois de ter sido bispo auxiliar de Braga entre 1981 e 1987, quando João Paulo II o nomeou coadjutor de Vila Real.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top