Açores: Festas do Espírito Santo marcadas pela solidariedade

Cerca de 20 mil pessoas vão ter acesso a almoço gratuito

Ponta Delgada, Açores, 11 jul 2014 (Ecclesia) – A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, está a acolher até domingo as festas do Espírito Santo, com a religiosidade popular, o reforço dos laços comunitários e a solidariedade como principais imagens de marca.

Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, o padre António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, natural do arquipélago, destaca a importância do evento para o reforço da “cultura” do povo açoriano e da sua herança religiosa.

Ainda que “tendo uma gramática, um ritual, uma simbologia” que “não tem nada a ver com a simbologia” da “liturgia oficial”, a festa envolve “expressões” que tocam o “melhor que se pode pensar e querer do Espirito Santo”, salienta o sacerdote.

Por outro lado, os três dias de celebração têm a “função de juntar açorianos em qualquer sítio do mundo”.

“Há um elemento de integração e ao realizar-se aqui em Ponta Delgada vai trazer também muita gente que, quer se insista mais no aspeto folclórico ou cultural, não deixa de ter um aspeto de fé muito profundo, mesmo daquelas coisas que parecem insignificantes”, complementa o padre António Rego.

O programa das festas em honra do Espirito Santo, este ano com um orçamento de cerca de 85 mil euros, conta com cerca de 30 iniciativas religiosas, culturais e sociais.

Destaque para o próximo sábado, dia em que vai ser feita o habitual almoço solidário, com a distribuição de refeições para cerca de 20 mil pessoas.

A “partilha das sopas”, como é conhecida, vai decorrer no Campo de São Francisco, bem no centro da cidade de Ponta Delgada.

“Para além de uns mitigarem a fome, outros estão ali sem distinção de classes a comer uma refeição partilhada”, realça o padre Nemésio Medeiros, pároco da Matriz de Ponta Delgada.

Ainda no plano da solidariedade, está prevista a distribuição de refeições a famílias carenciadas, com o contributo das instituições locais de solidariedade social.

O cartaz religioso terá como ponto alto a Missa da Coroação, no domingo às 10h30 no Largo da Matriz, que será seguida de procissão com mais de 100 coroas e 100 bandeiras.

As cerimónias principais do evento podem ser acompanhadas através da RTP e também da internet, pelo site da autarquia de Ponta Delgada.

PR/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR