Braga, 07 jul 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga publicou uma mensagem de gratidão a D. António Moiteiro, até agora seu auxiliar, que foi nomeado esta sexta-feira pelo Papa Francisco como novo bispo de Aveiro.
“Acreditando na Igreja, renovo a minha fé na comunhão dando graças a Deus por tudo quanto o D. António Moiteiro construiu de Igreja entre nós. Não foi uma aventura solitária. Habituamo-nos a crescer juntos e continuaremos na mesma sintonia de vidas”, escreve D. Jorge Ortiga.
O texto divulgado pela página da Arquidiocese de Braga na internet elogia a “inteligência e caridade pastoral” do novo bispo de Aveiro, manifestadas na “passagem por Braga, infelizmente muito breve”.
“D. António, obrigado pelo trabalho realizado alegremente e pela comunhão de vidas que realizamos. Saiba que nós – eu e a comunidade arquidiocesana – nos encontraremos sempre na alegria única de anunciar o Evangelho, fazendo-o no Espírito e com Espírito”, conclui D. Jorge Ortiga.
D. António Moiteiro Ramos, vai tomar posse a 13 de setembro e a entrada oficial na Sé decorrerá às 16h00 do dia 14 de setembro, em que ocorre a festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz.
O prelado tinha sido nomeado bispo auxiliar de Braga por Bento XVI, a 8 de junho de 2012, quando era pároco da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda, e foi ordenado a 12 de agosto do mesmo ano pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.
O novo bispo de Aveiro nasceu a 17 de maio de 1956 na freguesia de Aldeia de João Pires, Concelho de Penamacor, Diocese da Guarda e Distrito de Castelo Branco.
OC