Açores: Festas religiosas de verão mostram «respirar» das comunidades

Angra do Heroísmo, Açores, 04 jul 2014 (Ecclesia) – O período de verão nos Açores, é marcado por inúmeras festas religiosas com destaque para as celebrações em honra do Espírito Santo e dos santos padroeiros das paróquias.

Só na Ouvidoria de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, são pelo menos 18 as festas que decorrem entre a celebração do Corpo de Deus, no final de junho, e o início de setembro, realça o padre José Medeiros Constância.

Em entrevista ao gabinete de informação da Diocese de Angra, o ouvidor de Ponta Delgada destaca iniciativas em nome de “Jesus Maria José, Nossa Senhora das Neves, São Nicolau, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora da Ajuda”, entre outros.

“São festas cristãs com um programa religioso e cultural, muitas delas muito coreográficas e se calhar a precisarem de ser repensadas. Ainda assim, são muito importantes para a comunidade porque representam o respirar dessa comunidade”, reconhece o sacerdote.

Outra expressão de religiosidade popular, uma das “mais concorridas”, é a festa “em honra de Nossa Senhora dos Anjos”, na freguesia de Pau de Água, Ouvidoria da Lagoa, que acontece tradicionalmente a 15 de agosto.

GIDA/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top