Nova edição da CRISTOteca apresenta «zumba católico»
Aveiro, 05 jul 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) de Aveiro promove hoje o V ‘FÉ'stival Diocesano da Canção Mensagem’, com o lema ‘Não te conformes, transforma-te’, seguido de uma CRISTOteca, na Murtosa.
“Há toda uma dinâmica de festival que se vai criando e fazendo crescer desde que as bandas são selecionadas até ao próprio dia do festival. E, é esse dinamismo que é uma mais-valia e que faz as bandas a concurso encararem este festival de uma forma interessante”, refere à Agência ECCLESIA Ondina Matos, diretora do SDPJV.
Os promotores da iniciativa pretendem que o FÉ’stival seja um espaço de crescimento para que os participantes, através de workshops, “vão criando um clima de proximidade, partilha e ligação entre os diversos elementos das bandas” e possam aprofundar o tema ‘Não te conformes, transforma-te. Bem-aventurados protagonistas da mudança’.
O V Festival Diocesano da Canção Mensagem começa pelas 21h30, na Escola EB 2/3 C/ Secundário Padre António Morais da Fonseca, arciprestado de Murtosa, e prolonga-se com outras atividades, pela madrugada.
“Vamos terminar a festa e continuar a festa, logo ali ao lado”, destaca o SDPJV, que vai promover uma CRISTOteca, um espaço de entrada livre, com música, DJ, bar e “muitos sinais de FÉsta” depois do Festival Diocesano da Canção Mensagem.
“Convidamos os jovens participantes a continuarem o final do festival num clima de festa mas numa mudança de ritmo para um espaço diferente”, informa Ondina Matos.
“Cabe-nos a nós, pastoral juvenil, ajudar a que os próprios jovens se vão assumindo nesta sua formação de ser cristãos e é isso que tentamos a fazer”, acrescenta.
A novidade da segunda edição da CRISTOteca é um zumba católico que vai ter por base “músicas de cariz católicas que os jovens conhecem”, explica a diretora do SDPJV, que fala numa “experiência nova”.
Antes, vão estar a concurso 12 bandas de sete dos dez arciprestados da Diocese de Aveiro e a responsável destaca que a adesão é o “reflexo do ritmo do trabalho a nível paroquial e arciprestal” e “depende muito da forma como os grupos de jovens vão estando motivados e depende da forma como vão trabalhando nos seus próprios grupos”.
Umas das novidades do V FÉ'stival vai ser a apresentação das bandas e das paróquias/arciprestados de origem: “Temos ido ao encontro das bandas nos seus próprios locais de origem e temos feito sessões fotográficas onde elas têm mostrado a sua terra e isso cria desde logo uma motivação acrescida”, desenvolve Ondina Matos.
Para além de prémios simbólicos, a banda vencedora vai representar a Diocese de Aveiro no Festival Nacional da Canção Mensagem que se vai realizar a 6 de dezembro, no Centro Paulo VI, em Fátima.
CB/OC