Aveiro: Novo bispo toma posse a 13 de setembro

D. António Moiteiro Ramos é apresentado como «simples, próximo e acolhedor»

Aveiro, 04 jul 2014 (Ecclesia) – O novo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, vai tomar posse a 13 de setembro, anunciou hoje o atual administrador diocesano, que apresenta o prelado como alguém “simples, próximo e acolhedor”.

“Alegro-me nesta escolha, porque o sr. D. António Manuel é um bispo simples, próximo, acolhedor, com experiência em diversas alíneas apostólicas e com sensibilidade para os problemas atuais”, refere monsenhor João Gaspar, numa mensagem à diocese, a respeito da nomeação que o Vaticano tornou pública esta manhã.

O responsável mostra a sua “satisfação” por anunciar o até agora bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga como sucessor de D. António Francisco dos Santos, que em abril deste ano tomou posse como bispo do Porto.

O início oficial do novo ministério episcopal vai decorrer a 13 de setembro próximo, dia em que se celebra a memória de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja.

“O ato decorrerá perante o Colégio dos Consultores e, por sua escolha (D. António Moiteiro Ramos), junto do túmulo da Princesa Santa Joana, nossa Padroeira, a quem o nosso novo bispo confia a sua atividade em terras de Aveiro”, revela monsenhor João Gaspar.

O atual administrador diocesano adianta também que a entrada oficial na Sé decorrerá às 16h00 do dia 14 de setembro, em que ocorre a festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz.

“Entretanto, D. António Manuel irá passando pela Diocese de Aveiro, para ir conhecendo pessoas e instituições e se aperceber das nossas realidades, onde ele deseja ser um pastor à maneira de Jesus Cristo, o Bom Pastor”, conclui a mensagem, enviada à Agência ECCLESIA.

D. António Moiteiro Ramos tinha sido nomeado bispo auxiliar de Braga por Bento XVI, a 8 de junho de 2012, quando era pároco da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda, e foi ordenado a 12 de agosto do mesmo ano pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

O novo bispo de Aveiro nasceu a 17 de maio de 1956 na freguesia de Aldeia de João Pires, Concelho de Penamacor, Diocese da Guarda e Distrito de Castelo Branco.

Padre desde 1982, o desempenhou funções de pároco e foi diretor espiritual do Seminário Maior, sempre na Guarda, ao longo de várias décadas.

A Diocese da Guarda emitiu um comunicado, no qual se associa "ao júbilo da Diocese de Aveiro" pela nomeação de D. António Manuel Moiteiro Ramos.

"Os dois anos incompletos passados ao serviço da arquidiocese de Barga, no exercício das funções de seu bispo auxiliar foram aquela ajuda próxima e necessária para fazer dele o bispo para a Igreja da nova evangelização que a Diocese de Aveiro esperava", refere a nota oficial.

Segundo os dados da última edição do Anuário Católico de Portugal, a Diocese de Aveiro tem 311 mil habitantes (270 mil católicos) espalhados por 1538 quilómetros quadrados, com 101 paróquias e 82 sacerdotes diocesanos, a que se somam 18 religiosos.

OC

Notícia atualizada às 11h54

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR