Portalegre-Castelo Branco: Diocese refletiu sobre a reestruturação pastoral

Castelo de Vide, Portalegre, 02 jul 2014 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco reuniu-se com o objetivo de avaliar o Ano Pastoral 2013/2014 e preparar a diocese para responder “melhor ao que as circunstâncias atuais exigem”, esta terça-feira, em Mem Soares.

A reunião, presidida pelo bispo desta diocese, D. Antonino Dias, começou por avaliar o Ano Pastoral 2013/2014: “Nos vários âmbitos e atividades pastorais realizadas a nível diocesano, arciprestal e paroquial, centrando a reflexão no âmbito da formação”, explica o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.

O comunicado recebido hoje pela Agência ECCLESIA assinala que em relação às Unidades Pastorais refletiram “sobre a exigência que se impõe de uma nova organização pastoral para que responda melhor ao que as circunstâncias atuais exigem”.

O secretário da pastoral, situou a proposta de uma programação pastoral para os dois próximos anos, 2015 e 2016, com o Tema: “Igreja Viva – Sacramento de Salvação” é o tema sugerido para o programa pastoral dos anos 2015 e 2016 estando a sua concretização “dependente do andamento dos trabalhos conclusivos do Sínodo (Diocesano)” que a Igreja de Portalegre-Castelo Branco viveu desde 5 de outubro de 2011.

O Arciprestado de Abrantes vai receber a próxima Assembleia Diocesana, no dia 27 de setembro.

Para além das contas da Diocese e do Seminário, apresentadas pelo ecónomo diocesano, também o Instituto Diocesano do Clero (IDC) apresentou a “contas da gestão do ano de 2013” e propôs a realização de uma Assembleia Presbiteral para o dia 1 de outubro.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa também que vai receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no contexto das celebrações do Centenário das Aparições em Fátima, em 2017, de 11 a 25 de outubro de 2015.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top