Angra do Heroísmo, Açores, 27 jun 2014 (Ecclesia) – O bispo de Angra exortou hoje os sacerdotes açorianos a fazerem dos mais pobres “destinatários privilegiados de evangelização”, numa celebração na Sé local integrada no dia mundial de oração pela santificação do clero.
De acordo com o gabinete de comunicação da Diocese de Angra, D. António Sousa Braga convidou todos os padres a assumirem esse “dinamismo missionário”, de “chegar a todos sem exceção”, com atenção especial aos que estão mais à margem da sociedade.
O prelado pediu ainda aos membros do clero que privilegiem a “preparação” do seu trabalho pastoral, em vez das tarefas administrativas, e que sejam “ousados e criativos” no cumprimento da sua missão, sem contudo caírem em “exibicionismos”.
Toda a sua ação pastoral deve ter como base um espírito de “verdadeira” proximidade para com as pessoas, advertiu o bispo.
Durante a celebração eucarística em nome da santificação do clero, que coincide com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, D. António Sousa Braga homenageou 12 sacerdotes que assinalaram este ano 25, 50 e 65 anos de missão.
Entre aqueles que celebraram os respetivos jubileus sacerdotais, destaque para o cónego António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica, e para o bispo emérito de Macau, D. Arquimínio Rodrigues da Costa, atualmente a residir na ilha do Pico.
No final da eucaristia, que reuniu o clero da Ilha Terceira, os homenageados presentes “receberam uma bênção apostólica do Papa Francisco”, adianta o serviço informativo da Diocese de Angra.
JCP