Porto, 23 jun 2014 (Ecclesia) – São João Batista, cuja festa se assinala esta terça-feira, é celebrado pela Igreja Católica como primeiro anunciador de Jesus Cristo, dimensão evocada pelo bispo do Porto, onde o santo é particularmente evocado.
“Está connosco nestes dias, de forma mais expressa e sentida, a presença de S. João Batista que dá sentido, alegria e bênção à nossa Cidade. Foi João Batista que apresentou aos discípulos e às multidões Jesus como o ‘Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’. A liturgia da Igreja fez desta sua palavra de anúncio da presença de Jesus a fórmula de convite para a comunhão na Eucaristia”, disse D. António Francisco dos Santos, este domingo, no final da procissão do Corpo de Deus pelas ruas do Porto.
“Aprendamos com o seu testemunho da sua vida. Agradeçamos a sua proteção”, acrescentou.
Para o biblista Armindo Vaz, João Batista é um santo com caraterísticas especiais porque conjuga austeridade, humildade e alegria e é extremamente importante “não por si e nem por si”, mas por aquilo que “ele anuncia e indica”.
A Igreja Católica, acrescenta o sacerdote, dá-lhe “grande relevo” e é o “único santo, para além de Jesus, que tem vigília”.
Ao elevar São João à categoria de santo popular, o biblista Armindo Vaz realça que a festividade deste santo “leva a celebrar com alegria a vida humana”, uma nota que brota dos “textos bíblicos”.
LS/OC