Projeto ligado à Universidade Católica envolve estudantes no apoio a populações carenciadas
Lisboa, 06 jun 2014 (Ecclesia) – O grupo de ação social “GAS’África”, organismo ligado à Universidade Católica Portuguesa que reparte a sua ação por Portugal e pelo continente africano, vai celebrar sábado e domingo no Porto o seu 25.º aniversário.
A festa, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, vai ter lugar na UCP do Porto e reunir “todos os que procuram ir ao encontro do povo de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal”, numa missão orientada para “as populações mais carenciadas”.
Integrado numa unidade da Católica para o Desenvolvimento Integral da Pessoa, o GAS foi fundado por Jorge Líbano Monteiro, atual administrador da Fundação Fé e Cooperação, da Igreja Católica Portuguesa.
O início das comemorações está marcado para as 16h00 de sábado, no campus Foz da Católica Porto, e para além daquele responsável, a cerimónia vai contar com a presença de Sofia Mexia Alves, coordenadora do “GAS’ África”, e de Manuel Afonso Vaz, presidente do Centro Regional do Porto da UCP.
Em destaque, nesse dia, vai estar “a exibição do filme ‘25 Anos’, a celebração de uma missa campal e ainda o lançamento do livro ‘GAS’África: 25 Anos de Missões’, editado pela Universidade Católica Editora – Porto”.
O domingo vai ser reservado a “uma visita guiada pela cidade do Porto”, que culminará num “almoço de comemoração” que juntará “várias gerações de gas’ africanos” e será “um momento privilegiado de partilha de testemunhos”.
“Mais do que isso, trata-se de um momento para relembrar o trabalho feito e as sementes plantadas nos países e nas comunidades que acolheram os voluntários do GAS´África”, refere a mesma nota.
Fundado em 1989, o GAS’África é constituído por estudantes universitários que disponibilizam os meses de férias, agosto e setembro, para partirem em missão com o objetivo de, em África ou em Portugal, auxiliar os mais carenciados.
Ao longo destes 25 anos, o grupo tem desenvolvido o seu trabalho em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
É responsável pelo desenvolvimento de projetos nos mais variados locais, respondendo às necessidades identificadas pelas instituições parceiras e rentabilizando o talento e capacidades dos voluntários.
JCP