Braga: Arquidiocese agradece «empenho e coragem» de D. Eurico Dias Nogueira

Funeral do arcebispo emérito realiza-se esta quarta-feira às 15h30

Braga, 21 mai 2014 (Ecclesia) – As comunidades católicas da Arquidiocese de Braga congregaram-se numa eucaristia em sufrágio pelo arcebispo emérito D. Eurico Dias Nogueira, que faleceu esta segunda-feira aos 91 anos de idade.

Segundo a edição de hoje do Diário do Minho, durante a celebração na Sé de Braga, o atual arcebispo, D. Jorge Ortiga, destacou a vida e obra do seu antecessor, que vão permanecer como um apelo constante a “uma vida de maior empenho, ardor e consciência de uma Igreja missionária”.

D. Eurico Dias Nogueira, que em dezembro cumpriria 50 anos de episcopado, dirigiu os destinos da Igreja Católica bracarense entre 1977 e 1999.

Antes de assumir essa missão, o arcebispo natural de Dornelas do Zêzere, do Distrito de Coimbra, trabalhou em Moçambique, como bispo de Vila Cabral, atual Lichinga, entre 1964 e 1972, e depois em Angola, na Diocese de Sá da Bandeira, hoje Lubango.

Em setembro de 1964, teve a oportunidade de participar na terceira sessão do Concílio Vaticano II, assembleia que decorreu entre 1962 e 1965.

Na homilia da missa em sufrágio do arcebispo emérito, D. Jorge Ortiga agradeceu a D. Eurico Dias Nogueira “pela coragem, pela familiaridade amiga, pela amizade que sabia criar, alimentar e desenvolver”.

Enalteceu ainda a sua “presença sempre evangélica” e a sua capacidade para denunciar as injustiças, “que incomodou muita gente”.

No desempenho da sua missão em Braga, iniciada três anos depois da queda do Estado Novo, o arcebispo emérito privilegiou a defesa da liberdade e de uma democracia efetiva para as pessoas.

“Não perdemos D. Eurico, recebemos o seu legado de amor missionário, de continente em continente, de diocese em diocese», apontou D. Jorge Ortiga.

A missa em sufrágio de D. Eurico Dias Nogueira foi concelebrada por D. Óscar Braga, Bispo emérito de Benguela, D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e Segurança, e D. António Moiteiro, Bispo auxiliar de Braga.

O funeral de D. Eurico Dias Nogueira, que faleceu após “internamento súbito no hospital”, realiza-se esta quarta-feira na Sé de Braga, a partir das 15h30.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top