Cidade do Vaticano, 19 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje a sua solidariedade às vítimas do narcotráfico e aos grupos sociais “mais vulneráveis” no México, num discurso entregue aos membros da Conferência Episcopal do país, em visita à Santa Sé.
Francisco evocou o discurso pronunciado por Bento XVI, a 26 de março de 2012, no momento de deixar Guanajuato, no México, para renovar aos prelados mexicanos o convite a continuarem a ser “paladinos dos direitos humanos” e do “desenvolvimento integral”.
“Tudo isto, que é expressão da íntima ligação existente entre o anúncio do Evangelho e a busca do bem dos outros, contribui sem dúvida para dar credibilidade à Igreja e relevância à voz dos seus pastores”, precisou.
O Papa desafiou os católicos mexicanos a promover um espírito de concórdia nacional através da “cultura do encontro, do diálogo e da paz”.
O discurso destacou ainda a importância do compromisso dos leigos na vida da Igreja, da formação dos jovens, da defesa da família do papel “insubstituível” da paróquia na comunidade cristã.
OC