Solidariedade: Presidente da Cáritas vai propor às agências de viagem que ajudem cristãos da Terra Santa

Eugénio Fonseca deseja que uma percentagem do lucro das peregrinações seja para os cristãos da região

Fátima, Santarém, 12 mai 2014 (Ecclesia) – Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, disse hoje à Agência ECCLESIA que vai apresentar uma proposta às agências de viagem para ajudarem os cristãos da Terra Santa com uma percentagem dos lucros das peregrinações que organizam à região.

“É nossa intenção estudar com as agências de viagens e com o Comissário da Terra Santa em Portugal a possibilidade de uma pequena percentagem sobre os lucros que as empresas têm com as deslocação de peregrinos à Terra Santa possa reverter para um projeto em concreto da região”, disse Eugénio Fonseca.

“Durante um ano elegeríamos um projeto que a Cáritas de Jerusalém nos indicasse”, referiu.

O presidente da Cáritas Portuguesa encontrou-se recentemente com antiga secretária-geral da Cáritas de Jerusalém, Claudette Habesch, que pediu aos portugueses para encontrarem formas de ajuda aos cristãos da Terra Santa.

Para Eugénio Fonseca, a presença de peregrinos nos locais da vida pública de Jesus ajuda a “animar a economia local”, mas não permite que se desenvolvam “projetos mais prementes” na Terra Santa, nomeadamente no campo da saúde.

O presidente da Cáritas Portuguesa espera encontrar-se com o patriarca Latino de Jerusalém, em Fátima, para analisar a possibilidade de concretizar esta ideia, assim como para falar da possibilidade de destinar o resultado da próxima campanha “10 milhões de estrelas um gesto pela paz”, que organiza em cada Natal, para os cristãos da Palestina.

“Poderá ser que a próxima operação ‘10 milhõe de estrelas um gesto pela paz’, a parte que diz respeito à ajuda internacional, possa reverter para um projeto na Palestina”, adiantou Eugénio Fonseca, referindo que a ideia está em estudo na Cáritas.

D. Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém, está em Fátima para presidir à peregrinação de 12 e 13 de maio ao santuário mariano.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR