Porto: Bispo confia nos jovens

D. António Francisco dos Santos presidiu à bênção dos finalistas na Avenida dos Aliados

Porto, 05 mai 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto celebrou este domingo a bênção dos finalistas com milhares de pessoas, na Avenida dos Aliados, e pediu que o país dê voz às novas gerações para ultrapassar este momento de crise.

“O mundo precisa de jovens como vós! Portugal deve saber ouvir a vossa voz, dar valor ao vosso saber, abrir espaço ao vosso trabalho e contar convosco na construção do bem comum. A Igreja acompanha-vos neste sonho e neste projeto de todos nós”, declarou D. António Francisco dos Santos, na homilia da Missa a que presidiu.

O prelado falou num país que vive “uma hora difícil” e precisa dos mais novos para que seja possível “sonhar e construir um Portugal melhor”.

“Estai atentos, sede sensíveis e mostrai-vos solidários com todos quantos diariamente percorrem caminhos novos, procuram soluções realistas e decidem respostas audazes para que o medo não se instale na vida das famílias e no coração do mundo”, apelou.

A intervenção recordou os “dramas” das pessoas “sem pão, sem casa, sem trabalho, sem paz, sem alegria e sem esperança”.

“Pelo vosso saber e pelo vosso trabalho, pela vossa fé e pela vossa coragem sois chamados, também, a levar a alegria do Evangelho, a fortaleza da esperança e a ousadia da caridade cristã ao mundo em que vivemos”, sublinhou.

D. António Francisco dos Santos falou num dia unificador “de todos os dias da vida de cada estudante”, das suas famílias e dos que os acompanharam neste percurso, evocando ainda os jovens universitários que “partiram prematuramente da vida em circunstâncias dolorosas”.

“Não os esqueceremos nunca”, afirmou.

Segundo o bispo, Cristo tem um “lugar insubstituível” na vida de cada pessoa e deve levar os jovens a viver com a “ousadia da fé” perante os desafios do futuro.

D. António Francisco dos Santos aludiu, neste contexto, à Semana Mundial de Oração pelas Vocações, que decorre até domingo.

“Rezo convosco e por vós para que a coragem de seguir Jesus, o ânimo para assumir o Seu projeto e a perseverança para lhe ser fiel germinem na terra boa do vosso coração”, declarou.

A homilia concluiu-se com uma referência ao Dia da Mãe e uma oração por todas as que estavam presentes na celebração.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top