500 escuteiros sentem-se desafiados a ser «santos do século XXII, de carne e osso»
Cidade do Vaticano, 26 abr 2014 (Ecclesia) – Cerca de 500 jovens do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da arquidiocese de Braga estão no Vaticano a participar na canonização de João Paulo II, “modelo de vida” para os escuteiros.
“Em setembro ou outubro quando soubemos que João Paulo II ia ser canonizado, decidimos que tínhamos de vir e conseguimos um grupo de quase 500 pessoas que agora está a viver com grande intensidade estes dias”, explica à Agência ECCLESIA Ivo Faria, chefe regional do CNE em Braga.
Os escuteiros estão a “caminhar nas suas atividades ao longo do ano, tendo por modelo de vida João Paulo II”, sendo este o motivo impulsionador e congregador de 500 jovens presentes nestes dias no Vaticano.
“João Paulo II é a figura que nos ensina a não ter medo de sermos santos do Séc. XXI, santos de carne e osso”, enfatiza o chefe regional.
O número de escuteiros que integra esta peregrinação é “sinal da importância de que tantos queriam vir e estar presente neste momento”, explica Pedro Sousa, caminheiro de Guimarães, fazendo eco da vontade de tantos em participar.
“É uma oportunidade conhecer Roma mas é também a possibilidade de participar na canonização de uma pessoa que é muito importante para nós”.
OC/LS