Papa: «Nesta Semana Santa vamos beijar a Cruz e dizer obrigado»

A entrega de Cristo tem hoje de continuar a ser motivo de «esperança», na dificuldade e no sofrimento, exortou Francisco

Cidade do Vaticano, 16 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco desafiou hoje os católicos a fazerem da Semana Santa um tempo de profundo agradecimento a Cristo, que “por amor” tomou sobre si e na Cruz “o sofrimento de toda a humanidade”.

“Vamos olhar para a dor de Jesus e pensar ‘isto foi para mim, ainda que fosse a única pessoa no mundo ele fez isso por mim’, vamos beijar a Cruz e dizer obrigado Jesus”, disse, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

A catequese desta quarta-feira foi inspirada na passagem do Evangelho em que Judas entrega Jesus no Sinédrio, aos fariseus, por trinta moedas.

Segundo o Papa argentino, “este triste episódio assinala o início da Paixão de Cristo”, um “percurso doloroso” mas “que Jesus percorre de forma livre”, mostrando “a medida total do seu amor”.

Uma entrega “que não coincide com os critérios humanos; pelo contrário, inverte-os”, e que deve continuar a ser motivo de esperança, nos momentos de dificuldade e de sofrimento.

“Quando tudo parece perdido, é então que Deus intervém com a força da ressurreição. A ressurreição de Jesus não é o final feliz de uma linda fábula, mas a intervenção de Deus Pai, quando já toda a esperança humana se tinha desmoronado”, frisou Francisco.

No tradicional cumprimento aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa deixou uma especial menção ao grupo vindo do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, de Famalicão.

“Tomai como amiga e modelo de vida a Virgem Maria, que permaneceu ao pé da cruz de Jesus, amando, também Ela, até ao fim. E quem ama passa da morte à vida. É o amor que faz a Páscoa. A todos vós e aos vossos entes queridos, desejo uma serena e santa Páscoa”, concluiu

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR