Açores: Catedral de Angra vai ter nova representação da via-sacra

Obra contou com a participação de 14 artistas plásticos locais e vai estar em exposição a partir da Sexta-feira Santa

Lisboa, 18 abr 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Angra desafiou 14 artistas açorianos a colocarem mãos à obra para pintarem na Sé local uma nova representação da via-sacra de Cristo, obra que vai estar em exposição até esta Sexta-feira Santa.

O projeto surgiu por iniciativa do Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura e segundo o coordenador daquele organismo, teve como principal objetivo dotar a Catedral de Angra de uma via-sacra com um cariz mais “contemporâneo”.

Em declarações ao gabinete de comunicação da Igreja Católica açoriana, o padre Duarte Melo, realça que o “conjunto de artistas diferente” que participaram, “com gramáticas próprias”, conseguiram dar corpo a uma obra religiosa capaz de falar às pessoas deste “tempo”.

Esta nova recriação dos últimos passos de Jesus, antes da sua crucificação, morte e ressurreição, contou com o trabalho dos artistas plásticos “Urbano, Carlos Carreiro, Paula Mota, Nina Medeiros, Víctor Almeida, Luís Brilhante, André Laranjinha, João Decq Mota, André Almeida e Sousa, Luísa Jacinto, José Nuno, Rui Melo e Diogo Blota”.

A diocese açoriana está ainda a desenvolver “um catálogo com as obras e os textos bíblicos que lhes serviram de suporte, bem como alguns textos explicativos” sobre a via-sacra.

O padre Hélder Mendes, vigário-geral da Diocese de Angra, salienta que esta via-sacra “faz parte da pedagogia da Igreja dar a conhecer os mistérios de Cristo”, neste caso de forma “poética e artística”.

“É um conjunto novo, que nada pretende imitar, a não ser dizer a Paixão de Cristo, para uma Catedral que se vai construindo ao longo dos séculos”, explica aquele responsável, num comunicado remetido ao Portal do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top