Leigos: Vaticano reconhece Legião de Maria como «associação internacional de fiéis»

Movimento católico nascido na Irlanda há 93 anos conta com cerca de 35 mil membros em Portugal

Cidade do Vaticano, 27 mar 2014 (Ecclesia) – O Vaticano reconheceu hoje como “associação internacional de fiéis” a Legião de Maria, movimento de leigos católicos que em Portugal conta com cerca de 35 mil membros.

Na cerimónia de entrega do decreto oficial da Santa Sé, o secretário do Conselho Pontifício para os Leigos destacou o trabalho que a obra tem desempenhado em todos os continentes, através da formação e mobilização de milhares de grupos no apoio aos mais desfavorecidas e na evangelização das comunidades mais afastadas da fé.

Para D. Josef Clemens, citado pelo serviço informativo do Vaticano, a Legião de Maria é um exemplo de como o compromisso missionário pode ser “vivido” e conciliado com “os afazeres quotidianos na família e nos locais de trabalho”.

“Toda a história da Legião de Maria é um maravilhoso testemunho de fé: fé na omnipotência de Deus, fé na força da oração a Maria” e “um testemunho vivo do quanto Deus pode fazer através dos corações humildes”, referiu o responsável católico.

O movimento nasceu em 1921 em Dublin, na Irlanda, por iniciativa de Frank Duff, um funcionário das Finanças que mais tarde assumiu o cargo de secretário particular do Ministério da Defesa irlandês.

Em Portugal, a Legião de Maria está presente em 19 dioceses e é ainda responsável pela edição de uma revista trimestral e de um boletim mensal.

News.va/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top