Vaticano: Secretário do Papa fala de um ano com o «pároco do mundo»

Monsenhor Alfred Xuereb destaca determinação e capacidade de trabalho de Francisco

Cidade do Vaticano, 10 mar 2014 (Ecclesia) – O secretário particular do Papa concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano, a respeito do primeiro aniversário do pontificado, na qual destaca a “determinação” e a capacidade de trabalho de Francisco, que apresenta como “pároco do mundo”.

Monsenhor Alfred Xuereb, que acompanhou de perto Bento XVI, fala do atual Papa argentino como um “missionário” que procura chamar para a Igreja a “multidão”.

“Tornou-se, por assim dizer, o pároco do mundo e está a encorajar os que se sentiam longe da Igreja a voltar, com a certeza de que vão encontrar um lugar”, referiu.

O prelado maltês sublinha a atenção particular que o Papa dedica aos doentes e recorda vários episódios em que Francisco, apesar das dores sentidas por causa da ciática, nos primeiros meses do pontificado, se baixou para saudar pessoas em cadeiras de rodas ou crianças, para além do lava-pés na Quinta-feira Santa, de joelhos, diante de 12 jovens.

Monsenhor Xuereb, recentemente nomeado pelo Papa como secretário-geral da nova Secretaria para a Economia, lembra os momentos “dolorosos” do adeus a Bento XVI, com quem esteve na residência de Castel Gandolfo durante duas semanas, após o final do pontificado.

O primeiro encontro com Francisco começou com uma “brincadeira”, segundo o seu atual secretário, por causa das recomendações do Papa emérito, antes de uma conversa “com muita fraternidade”.

Para este responsável, o Papa Francisco distingue-se pela sua “determinação” e por ser “um homem profundamente espiritual que busca na oração a inspiração de Deus”.

“Por exemplo, a visita a Lampedusa foi decidida porque, depois de entrar algumas vezes na capela, lhe surgiu esta ideia: ir pessoalmente encontrar-se com essas pessoas, esses náufragos, e chorar os mortos”, relata.

Segundo o secretário particular, Francisco “não perde sequer um minuto” e “trabalha incansavelmente”.

“Quando sente a necessidade de fazer uma pausa, não é que feche os olhos sem fazer nada: senta-se e reza o terço. Creio que reza pelo menos três terços por dia”, revela.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top