Música Sacra: Teresa Salgueiro dá concerto na igreja de São Domingos em Lisboa

Cantora vai interpretar músicas do álbum «Cânticos da tarde e da manhã»

Lisboa, 08 mar 2014 (Ecclesia) – A cantora Teresa Salgueiro dá este domingo um concerto em Lisboa, na Igreja de São Domingos, onde vai interpretar músicas do disco “Cânticos da tarde e da manhã”.

No espetáculo, com início marcado para as 16h00, a ex-vocalista dos Madredeus vai estar acompanhada pelo Coro de Jovens da Igreja de São Nicolau e pelos músicos Carisa Marcelino (acordeão de concerto) e Óscar Torres (contrabaixo).

O concerto, com entrada livre, é a segunda apresentação do disco depois de em setembro do ano passado a cantora ter marcado presença numa sessão evocativa dos 50 anos da ordenação sacerdotal do bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis.

O programa da iniciativa “compreende a leitura de textos da Bíblia, entre os quais a narrativa da criação do universo, do planeta e do ser humano, a partir do livro do Génesis, e o prólogo do Evangelho segundo São João, síntese poética e teológica em que o autor se centra em Jesus Cristo, desde sempre em Deus Pai e pelo qual todas as coisas foram feitas”, informa o portal do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

A cantora Teresa Salgueiro foi desafiada a gravar o disco “Cânticos da tarde e da manhã” pelo padre Rodrigo Mendes, vice-reitor do Seminário de Almada que explica no desdobrável do álbum que o objetivo deste trabalho “foi proporcionar a quem escuta, um belo texto de oração e meditação para o início e fim de cada dia da semana”.

“Os dois grandes tempos diários de oração da Igreja católica, Laudes, pela manhã e Vésperas, à tarde, iniciam-se com hinos, que neste disco são denominados de “cânticos”, tratando-se “de textos poéticos que a liturgia universaliza, enquanto que as melodias são assinadas por reputados compositores de música sacra”, refere a página da internet do SNPC.

A seleção das músicas baseou-se nos hinos “habitualmente cantados no Seminário de São Paulo, em Almada, num processo de escolha que contou com a contribuição de Teresa Salgueiro e do compositor padre António Cartageno, autor das harmonizações de alguns dos cânticos”.

As receitas da venda do disco, que custa 5 euros, revertem para a paróquia ou grupo que o vende, bem como para o Seminário de Almada.

SNPC/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top