Igreja/Estado: Governo, povo e instituições devem dialogar e ouvir-se

Padre José Luís Borga afirma que a Igreja dever estar junto das instituições imprimindo «sentido ético»

Lisboa, 06 mar 2014 (Ecclesia) – O padre José Luís Borga pede ao governo, políticos, instituições de solidariedade e de cidadania “se ouçam uns aos outros”, numa atenção “sobretudo aos que não têm voz” e afirma que a Igreja tem um papel a desempenhar.

“Foram eleitos para servirem os que mais precisam. O que se constata é que a grande maioria do povo mais carente e desprotegido, mais atingido nos seus recursos, é o que está a pagar a maior fatia e será o que terá mais dificuldades em se erguer”, afirma o sacerdote da Diocese de Santarém, no seu comentário à atualidade para a ECCLESIA.

“Vamos ver se as instituições internacionais, o governo, os políticos e as instituições de solidariedade e cidadania se conseguem ouvir uns aos outros e sobretudo aqueles que não têm voz, os que têm mais dificuldade em exercer o seu direito de indignação, não se sintam defraudados”, acrescenta.

O padre José Luís Borga enaltece as respostas “que a Igreja está a desenvolver no terreno” mas indica haver caminho a fazer.

“É importante (a Igreja) estar diante das instituições para que tenham sentido ético na força como exercem o seu poder. E aqui, há caminho a fazer”, sublinha.

O sacerdote lembra que o governo foi eleito “para servir os que mais precisam” mas aponta que o diálogo acontece entre “instituições internacionais e o governo”, e “o povo representado na Assembleia da República não dialoga”: “Dá vontade de perguntar «E o povo? Onde é que está o povo?»”.

“Quanto tempo vai demorar até haver esperança de se conseguir um emprego com segurança, um ordenado com que se possa contar para fazer face a compromissos e despesas elementares?”, questiona o sacerdote.

Para o padre José Luís Borga, os portugueses “são demasiado pacíficos” na sua indignação porque “esperam que as instituições funcionem”.

A Igreja, enquanto instituição com “equidistância entre os poderes” deve “ousar ir para o terreno e dar voz a quem não tem voz”.

O padre José Luís Borga integra um grupo de colaboradores da Ecclesia que semanalmente comenta a atualidade informativa cuja análise completa pode encontrar no canal 524995 da plataforma MEO.

LS

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top