Carnaval: «Sorrisos de Deus» andam pelas ruas de Vagos

Grupo de jovens leva alegria e abraços ao domicílio

Aveiro, 02 mar 2014 (Ecclesia) – Um grupo católico, da diocese de Aveiro, com a espiritualidade do riso e com a missão de sorrir nos domicílios e desafia os outros a viverem a vida com esperança.

O mentor da iniciativa é Fernando Batista, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, que desafia os seus alunos à felicidade e à partilha desta riqueza com quem com eles se cruza na rua.

Com “a espiritualidade do riso”, a missão deste grupo “é rir ao domicílio” e ir ao encontro daqueles “que mais precisam”, disse à Agência ECCLESIA.

Visitam “doentes, velhinhos e pessoas que vivem sós” e sabem que “os sorrisos ou abraços” que levam poderá ser “o único gesto de amor que recebem ao longo do dia”.

No trajecto pelas ruas de Vagos (Diocese de Aveiro) o grupo não revela timidez em propor um abraço a quem passa e Fernando Batista reconhece que o grupo já vai sendo conhecido.

“As pessoas já nos vão conhecendo, e já vão brincando connosco… a início não era fácil interagir com as pessoas, agora já vai sendo mais fácil e aproveitamos o percurso para estarmos com aqueles que são o nosso próximo, aqueles que estão no nosso caminho”, sublinhou.

Na Santa Casa da Misericórdia de Vagos, a audiência era mais vasta e, ali, os abraços e sorrisos foram para os mais idosos, alguns deles acamados.

Estes “Sorrisos de Deus” valorizam também a carícia, a importância de tocar fisicamente a pessoa e Fernando Batista diz que as carícias não são apenas para as crianças.

A boa disposição também é reforçada pelo nariz vermelho de palhaço, que o grupo vai oferecendo e colocando em cada nariz.

“Quebra um pouco a rotina do dia a dia, olham para o nariz e apetece logo rir” porque “ficam logo com uma figura diferente”, uma forma de se aproximarem das pessoas, realça o professor de EMRC.

HM/LFS

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top