Rede de jornalistas cristãos da Europa

Plataforma de diálogo na internet lançada esta quinta-feira

Lisboa, 28 fev 2014 (Ecclesia) – Jornalistas cristãos da Europa constituíram a rede “EurCom” com o objetivo de promover a informação e comunicação que capacite os cidadãos para a “responsabilidade” de responder aos desafios do Continente com “palavras e gestos de esperança”.

“Estimular e apoiar o crescimento da consciência e da cidadania através de uma informação e de uma comunicação que ajude as pessoas a serem mais conscientes da responsabilidade e da capacidade de responder com palavras e gestos de esperança aos múltiplos desafios enfrentados por cada um dos países, pela Europa e os outros continentes” é o objetivo da “Rede de jornalistas pela Europa”.

O projeto, que esta quinta-feira lançou a página da internet www.eurcom.org como plataforma de diálogo, prevê que “os jornalistas cristãos se encontrarem com colegas de outras religiões e outras matrizes culturais” tendo por base de diálogo a “ética profissional” como “lugar indispensável” para o encontro entre comunicadores.

A EurCom quer “contribuir para o crescimento da liberdade e da democracia”, “assegurar o respeito pela dignidade e pelos direitos do homem” e “colaborar na construção do bem comum, na Europa e no mundo”, afirma a rede de jornalistas na página da internet.

“Para atingir este objetivo, os jornalistas cristãos acreditam que é indispensável agir profissionalmente à luz do Evangelho”, sublinham.

Os jornalistas promotores deste projeto desejam informar de forma “correta e precisa” sobre a “contribuição cristã” no projeto de construção europeia, nomeadamente sobre o compromisso pela “reconciliação, a paz, a justiça a solidariedade” no seu interior e além das suas fronteiras.

A “EurCom” quer fazer passar a mensagem que “a Europa é ‘um compromisso e um destino’ para cada um dos cidadãos europeus”, que deve ser objeto de uma nova reflexão em “tempo de rápidas e profundas mudanças”.

A “Rede de Jornalistas pela Europa” assume quatro compromissos para este projeto, que passam por uma “atenção mediática permanente e precisa” às “transformações sociais, culturais, políticas e espirituais” da Europa e às “relações entre a Europa e os outros continentes, particularmente no que diz respeito aos temas dos direitos humanos, da paz e do ambiente”.

A reflexão sobre “o pensamento da Igreja” em cada um dos países e nas instituições eclesiais europeias, assim como a promoção de “formação sobre o funcionamento das instituições europeias” são outros dois compromissos assumidos por esta rede.

A “Rede de Jornalistas Pela Europa” nasceu do diálogo entre profissionais de comunicação social em encontros europeus e da vontade de ajudar a refletir sobre “o futuro da casa comum europeia”.

A “EucCom” é uma iniciativa de jornalistas de 14 países da Europa, incluindo Portugal.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top