Lamego: Jornadas de Formação do Clero começam hoje

Encontro dedicado ao tema da Liturgia

Lamego, Viseu, 27 fev 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego promove entre hoje e amanhã no Seminário Maior as Jornadas de Formação do Clero que tem como tema a ‘Liturgia: a arte de dizer Deus’.

“Este é um tempo oportuno para a sempre necessária atualização teológica dos sacerdotes da diocese e, ao mesmo tempo, espaço privilegiado de aprofundamento da comunhão do presbitério”, escreve o padre João Carlos Costa Morgado do departamento do Ministério e vida dos Sacerdotes numa carta publicada no portal da ‘Voz de Lamego’.

As Jornadas de Formação do Clero de Lamego vão ser orientadas pelo Frei Bernardino Ferreira da Costa, da Ordem dos Beneditinos e o tema ‘Liturgia: a arte de dizer Deus’ “tem como referência o tema deste ano pastoral: ‘Ide e fazei discípulos’”.

“O Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros, da Congregação para o Clero, aconselha que para uma adequada formação pastoral, é necessário realizar encontros que tenham como objetivo principal a reflexão pastoral da diocese” sendo que “ a formação prática no campo da Liturgia também tem uma importância especial, devendo-se “reservar particular atenção para se aprender a celebrar bem a Santa Missa”.

“Só nesta linha poderemos ser diligentes e eficazes na nossa missão e fiéis ao tema pastoral ‘Ide e fazei discípulos’”, sublinha o padre João Carlos Costa Morgado.

O responsável pelo departamento do Ministério e vida dos Sacerdotes lembra na carta publicada na página da internet ‘Voz de Lamego’ o retiro dos sacerdotes que aconteceu em janeiro e foi orientado por D. António Moiteiro, considerando que “foi oportunidade para refletir sobre as causas da esterilidade pastoral, mas também sobre caminhos de fecundidade que passam por uma maior intimidade com Deus e uma comunhão mais estreita com a Igreja universal e particular”.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top