Vaticano: Santa Sé divulga calendário do Papa até à Páscoa

Celebração da tarde desta Quinta-feira Santa permanece em aberto

Cidade do Vaticano, 27 fev 2014 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou hoje o calendário das celebrações a que Francisco vai presidir em março e abril, com destaque para as cerimónias da Páscoa e a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.

Na próxima quarta-feira, início da Quaresma, o Papa vai presidir à Missa de Cinzas na Basílica de Santa Sabina, pelas 17h00 (hora local, menos uma em Lisboa), após uma procissão penitencial desde a Basílica de Santo Anselmo, pelas ruas de Roma.

Francisco dará início aos tradicionais exercícios espirituais da Cúria Romana no dia 9 de março, que este ano têm uma novidade: vão decorrer fora do Vaticano, em Albano Laziale, localidade dos arredores de Roma.

Os dias de oração e reflexão em privado vão decorrer até 14 de março, com meditações do padre Angelo De Donatis, do clero de Roma, na Casa do ‘Divino Mestre’, cerca de 30 km a sudeste da capital italiana.

No mês de março, a agenda de Francisco inclui uma visita à paróquia romana de Santa Maria da Oração, no dia 16, pelas 16h00, e uma “litúrgica penitencial” na Basílica de São Pedro, pelas 17h00 do dia 28.

O Vaticano anuncia nova visita a uma paróquia romana no dia 6 de abril antes do ciclo das celebrações da Semana Santa e Páscoa, que começam pela Missa do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, dia 13, às 09h30.

No dia 17 terá início o Tríduo Pascal, antecedido, às 09h30, pela Missa Crismal na Basílica de São Pedro.

A Santa Sé não adianta ainda onde é que Francisco irá presidir à celebração da tarde desta Quinta-feira Santa, que em 2013 decorreu, por iniciativa do Papa, num centro de detenção para menores, em Roma, no qual lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões.

Por ocasião da Sexta-feira Santa (dia 18), o Papa celebrar a Paixão do Senhor, às 17h00, na Basílica de São Pedro, e mais tarde, às 21h15, presidir à tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma.

Um dia mais tarde, o Papa celebrará a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, com início previsto para as 20h30.

Para dia 20 está reservada a eucaristia de Páscoa, às 10h15, na Praça de São Pedro, de onde Francisco seguirá depois para a varanda central da Basílica do Vaticano, para dirigir a bênção “Urbi et Orbi” (à cidade [de Roma] e ao mundo), pelo meio-dia.

O calendário de abril encerra-se no dia 27, II Domingo de Páscoa (da Divinia Misericórdia), com a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, na Praça de São Pedro, a partir das 10h00.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top