Media: Ambiente digital é um «bom lugar para procurar e encontrar Deus»

Padre António Spadaro marcou presença no congresso internacional da SIGNIS em Roma

Roma, 26 fev 2014 (Ecclesia) – O diretor da revista ‘La Civiltà Cattolica’, padre António Spadaro disse no congresso internacional da SIGNIS, associação católica mundial para a comunicação, que “o ambiente digital é um bom lugar para procurar e encontrar Deus”.

O especialista em religião e media digital, autor de Ciberteologia refletiu sobre as dimensões éticas e espirituais do cultura digital emergente, destacando que a internet é “um espaço que é povoada por seres humanos” e, por isso, “ambivalente”.

“Se a liberdade humana, que é frequentemente associada à cultura digital, pode facilmente servir o mal” por outro lado na opinião do padre António Spadaro as novas tecnologias, “se usadas com sabedoria” podem “ajudar a satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade, que continuam a ser as aspirações mais profundas de cada ser humano”.

O diretor ‘La Civiltà Cattolica’ convidou os presentes no congresso da SIGNIS, a decorrer em Roma, a pensar numa “mudança radical na perceção da própria questão religiosa”.

No contexto de “sobrecarga de informação” que se vive atualmente, o sacerdote jesuíta insistiu que o problema “é não encontrar a mensagem que faz sentido, mas sim descodificá-lo, para reconhecê-lo com base nas respostas múltiplas que recebem”, algo que assim “traz à tona a necessidade de uma atitude permanente de cultivar o discernimento”.

“Devemos aprender, deduzir e distinguir as verdadeiras perguntas das respostas que são dadas a toda a hora”, recomendou, explicando de seguida que esse exercício é essencial para “resgatar os ensinamentos cristãos combinando a interação com a contemplação a fim de alcançar uma interioridade da mensagem no meio destes tempos de aparente superficialidade”.

O congresso mundial da SIGNIS iniciou-se esta terça-feira e decorre até sábado, com mais de 300 profissionais da rádio, televisão, cinema e internet, de 80 países, para debater o tema ‘Os media por uma cultura de paz’.

O programa inclui conferências, ateliês, projeções e eventos ligados ao mundo da comunicação, abordando as redes sociais, o jornalismo, o marketing social, o cinema e a espiritualidade.

O presidente da associação, Augustine Loorthusamy, considera que esta iniciativa vai servir para “renovar” ideais” e “responder com criatividade e otimismo aos desafios de um mundo numérico e multimédia em perpétuo movimento”.

A fusão, em 2001, da UNDA (rádio e televisão) e do OCIC (cinema e audiovisuais) deu origem à SIGNIS International, que tem como membros associações católicas nacionais que congregam instituições e pessoas ativas no meio audiovisual e também organizações católicas internacionais para a comunicação.

MD/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top