Património: Sé de Viseu vai ter obras de recuperação e restauração

Intervenções vão decorrer no âmbito do projeto ‘Rota das Catedrais’

Viseu, 26 fev 2014 (Ecclesia) – A Sé Catedral de Viseu vai entrar em obras no âmbito do projeto ‘Rota das Catedrais’ através do financiamento de fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

“No âmbito do Projeto Rota das Catedrais, com financiamento de fundos comunitários (QREN) a Sé de Viseu, como outras, em Portugal, vai ser beneficiada, para remediar situações que contribuem para a degradação do edifício e do património artístico móvel que o mesmo incorpora”, informa uma nota publicada no portal da Diocese de Viseu.

A comparticipação dos fundos comunitários vai ser de 80 por cento, “cabendo a restante verba à Direção-Geral de Cultura e ao Cabido da Sé, em partes iguais”.

“As infiltrações de água através da cobertura são o problema mais grave, que não é novo e tem sido difícil de resolver”, refere o comunicado que revela que “a limpeza de paredes exteriores e a reparação de caixilharias fazem parte do caderno de encargos, tal como a revisão da iluminação do templo e o seu aquecimento”.

No âmbito do património móvel, vão também ser “restaurados retábulos em talha que se encontram em mau estado de conservação ou ruína, bem como azulejaria e estatuária”.

Segundo se pode ler no portal da Diocese de Viseu “as acessibilidades aos vários espaços do edifício também estão contempladas”, para que no futuro todos os locais na Sé de Viseu “possam ser visitados por pessoas de mobilidade reduzida”.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top