Vaticano: Francisco diz que seguir Jesus «não é uma ideia mas sim o permanecer em casa»

Cidade do Vaticano, 24 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje, durante a homilia da missa na capela da Casa de Santa Marta, que seguir Jesus “não é uma ideia”, mas sim um “contínuo permanecer em casa, na Igreja”.

“São os gestos de tanta ternura de Jesus que nos fazem entender isso: que a nossa doutrina, digamos assim, ou o nosso seguir Cristo, não é uma ideia, é um contínuo permanecer em casa. E se cada um de nós tem a possibilidade e a realidade de sair de casa por um pecado, um erro, a salvação é voltar para casa, com Jesus na Igreja”, disse Francisco.

Partindo da leitura do Evangelho do dia, que conta o episódio em que Jesus cura um epilético que enfurecido agitava a multidão, o Papa comentou o gesto de Jesus que ajuda o jovem a levantar-se mostrando que “Jesus quando cura, quando vai ao meio da multidão e cura uma pessoa, jamais a deixa só” porque “não é um mago, um bruxo, um curandeiro que vai, cura e continua: a cada um leva de volta ao seu lugar, não o abandona pelo caminho”.

“Jesus faz-nos sempre regressar à casa. Jamais nos deixa sós na estrada”, sublinhou.

Francisco lembrou que “Jesus perdoa sempre e os seus gestos tornam-se também revolucionários ou inexplicáveis quando o seu perdão alcança quem se afastou muito”.

É “um absurdo amar Cristo sem a Igreja, sentir Cristo mas não a Igreja, segui-Lo à margem da Igreja”, reiterou o Papa Francisco, citando de seguida Paulo VI quando este dizia que “Cristo e a Igreja estão unidos”.

RV/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top