Catequese: Arquidiocese de Évora promoveu o 5.º Dia diocesano do adolescente

Cerca de 700 jovens reuniram-se em Arraiolos

Arraiolos, Évora, 24 fev 2014 (Ecclesia) – O departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência da Arquidiocese de Évora promoveu o 5.º Dia diocesano do adolescente que decorreu no sábado em Arraiolos e juntou cerca de 700 jovens.

“Encontros como este têm uma importância muito grande porque o futuro é dos jovens e é educando as crianças, os adolescentes e os jovens que a Igreja cumpre a sua missão de evangelizadora e garante também a sua continuidade”, disse à Agência ECCLESIA, D. José Alves, arcebispo de Évora.

“A Igreja tem muito a dizer aos jovens, dizer-lhes que Jesus Cristo é o único salvador, aquele que garante a felicidade a toda a gente, e que têm aquilo que é o mais importante para todos que é o amor sincero e verdadeiro, puro que só Deus pode dar”, acrescentou.

O dia diocesano do adolescente conta já com 5 edições e deve-se em parte à aposta que a arquidiocese fez na catequese da adolescência “porque é nesta fase que se forma a personalidade dos jovens” e por isso “muitas das paróquias que só tinham catequese até ao 4.º ano evoluíram e atualmente praticamente todas as paróquias têm catequese até ao 10.ºano”, explica à Agência ECCLESIA o diácono João Carapito, responsável do Departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência da Arquidiocese de Évora.

“Encontros como este têm ajudado a que sobretudo as paróquias mais pequenas tragam os miúdos e eles ajudando a que aumente a participação na catequese e por consequência nestes encontros”, prova disso é que “começamos com 200 e este ano as inscrições já passaram os 600 jovens”, congratula-se.

“Estas partes também lúdicas, criativas que existem nestes encontros ajudam os jovens a perceber que a Igreja não é uma coisa fechada, não é um reduto só para rezar mas sim ser sinal da alegria em todo o lado”, refere o responsável do Departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência da Arquidiocese de Évora.

“O mais importante para eles é o encontro com os outros, o convívio, a alegria de ver e o viver em grupo que nesta altura da adolescência é o fundamental”, prossegue.

Segundo o diácono João Carapito “investir na formação dos catequistas” é um dos projetos futuros do Departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência da Arquidiocese de Évora.

Os jovens participantes do dia diocesano do adolescente foram convidados a levar alimentos para doar aos mais desfavorecidos, “um gesto simbólico mas muito importante para educar estes jovens o dom de dar que é fundamental nos dias de hoje”, conclui D. José Alves, arcebispo de Évora.

LS/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top