Vaticano: Presidente do Brasil pediu «mensagem de paz» ao Papa

Cidade do Vaticano, 21 fev 2014 (Ecclesia) – A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, encontrou-se hoje no Vaticano com o Papa Francisco e revelou aos jornalistas ter-lhe pedido uma mensagem pela paz e contra o preconceito.

“Vim aqui porque a Copa do Mundo vai decorrer no Brasil em julho. E eu vim dizer ao Santo Padre que nós vamos fazer uma Copa com um tema muito importante. O tema é uma Copa pela paz e uma Copa contra o racismo”, afirmou.

Tendo como pano Campeonato Mundial de Futebol 2014, no Brasil, Dilma Rousseff ofereceu ao Papa uma bola autografada pelo ex-jogador Ronaldo, uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé e uma coleção de livros sobre a história dos jesuítas no Brasil.

“Fiquei muito feliz por estar aqui e, necessariamente, nós falamos também a respeito dessa questão que, sempre que brasileiros e argentinos se encontram e falam sobre a Copa, é tocada: a questão de quem ganha a Copa do Mundo. A única coisa que eu pedi era que a neutralidade fosse mantida por parte do Santo Padre e assim a ‘Mão de Deus’ não empurrasse a bola de ninguém”, gracejou.

A presidente brasileira disse que a visita do Papa ao Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, foi um momento “especial”.

“Acho que o Brasil abraçou o Papa”, referiu Dilma Rousseff, que elogiou a capacidade de Francisco para “expressar valores, que são os valores da fraternidade, da solidariedade, da relação um com o outro de forma respeitosa”.

A chefe de Estado está no Vaticano para acompanhar o consistório de sábado, em que será criado cardeal o arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, que apresenta como “um homem de fé, uma pessoa com grande capacidade de solidariedade, que se interessa pelos movimentos sociais, pelos pobres”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top