Bragança-Miranda: D. José Cordeiro reuniu-se com representantes das 14 misericórdias existentes na diocese

Bragança, 20 fev 2014 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, reuniu-se na última sexta-feira com representantes das 14 Misericórdias da diocese para alinhavar estratégias comuns e resolver alguns problemas.

“Desta vez convoquei os 14 provedores das Misericórdias da diocese para conversarmos, para partilharmos, escutar, para ver por onde são as linhas programáticas da ação social e caritativa na diocese”, frisou D. José Cordeiro em declarações ao jornal ‘Mensageiro de Bragança’.

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas marcou também presença porque “é importante falar a uma só voz”.

“Existem as estruturas próprias das Misericórdias, o secretariado regional, a União das Misericórdias, os estatutos e os compromissos, mas era meu dever e minha missão congregar as pessoas que estão no terreno e estou a fazê-lo por setores”, afirmou Manuel Lemos ao ‘Mensageiro de Bragança’.

Manuel Lemos considerou, mesmo, que esta foi uma reunião “virtuosa a todos os títulos” porque “tivemos a oportunidade de estarmos juntos com D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, o que foi muito importante porque as Misericórdias têm uma obra social muito importante mas têm uma espiritualidade que importa reforçar nos tempos que correm”.

As IPSS católicas são responsáveis por 80 por cento da ação caritativa que se faz no Distrito de Bragança, que coincide em área com a Diocese Bragança-Miranda e ao todo empregam cerca de 3500 colaboradores, ocupando, ainda, mais de 500 voluntários.

“A mensagem maior é a necessidade de trabalharmos em rede, de sermos mais solidários uns com os outros, de criarmos mais laços de fraternidade”, sublinhou D. José Cordeiro.

“O primeiro testemunho a dar, mesmo na ação direta da caridade, que dá sempre que fazer, é um testemunho de comunhão, sem a qual podemos fazer muita filantropia mas não testemunhamos o Evangelho da caridade e, para nós, isso é fundamental”, acrescentou.

O jornal ‘Mensageiro de Bragança’ revela que a reunião terminou com uma visita guiada por Eleutério Alves, provedor da Santa Casa de Bragança, à nova Unidade de Cuidados Continuados.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top