Brasil: Mundial de futebol vai ser marcado por campanha de prevenção contra o tráfico humano e a exploração sexual

Iniciativa mobiliza cerca de 30 mil religiosas consagradas, quase 8 mil sacerdotes e cerca de 2 mil e 700 irmãos

Brasília, 15 fev 2014 (Ecclesia) – A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) vai colocar em marcha no Mundial de Futebol a campanha “Jogue a favor da Vida”, para sensibilizar as pessoas para problemas como o tráfico humano e a exploração sexual no país.

De acordo com uma nota publicada no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a iniciativa vai mobilizar mais de 30 mil religiosas consagradas, quase 8 mil sacerdotes e cerca de 2 mil e 700 irmãos.

A ideia “é convocar todo esse grupo para atuar na campanha preventiva que terá início dia 18 de maio em todas as cidades-sede do Campeonato do Mundo, até ao final da competição”.

Segundo a irmã Eurides de Oliveira, coordenadora da Rede “Um Grito pela Vida”, que foi responsável pela preparação da campanha, a ação dos religiosos e sacerdotes vai centrar-se sobretudo na “prevenção e informação”.

“Material impresso, com conceitos e orientações sobre a prevenção das diferentes modalidades de tráfico humano, será distribuído nos terminais de autocarro, nos transportes públicos, nos aeroportos e nos hotéis das cidades que vão acolher o Mundial”, explica a irmã.

Os dados recolhidos pela organização sublinham que o tráfico humano e a exploração sexual são hoje uma ameaça para muitas “crianças, jovens e adultos”, e ao mesmo tempo um negócio que movimento biliões de dólares, mais de 32 biliões por ano.

Competições como o campeonato mundial de futebol “acabam por ser ocasiões para a prática deste crime”, já que “em muitos casos, crianças são adotadas ilegalmente, adolescentes são levados supostamente para captações desportivas e depois são lançados em redes de exploração sexual”, refere a nota da CRB.

A campanha “Jogue a favor da vida” conta já com o apoio de organizações locais e globais como a Pastoral do Menor, o Ministério da Justiça brasileiro e a Cáritas Internacional.

JCP

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Agência ECCLESIA

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