Síria: Vaticano vai fazer recenseamento de padres católicos para assegurar subsistência do clero

Cidade do Vaticano, 29 jan 2014 (Ecclesia) – O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais revelou ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, que a Santa Sé vai fazer um recenseamento dos padres católicos na Síria para assegurar a subsistência do clero.

O cardeal Leonardo Sandri destaca a existência de “necessidades muito elevadas”, tanto materiais como espirituais, e fala em notícias “preocupantes” que chegam também do Iraque, Egipto e do Líbano.

“O destino destas nações preocupa tanto como o da Síria. O Papa procura oferecer-lhes toda a solicitude possível: recentemente nomeou três bispos para a Igreja caldeia, que o patriarca Louis Sako ordenou em Bagdade a 24 de janeiro. São sinais fortes que o Santo Padre quer oferecer às Igrejas e ao mundo para que se tome consciência de que, apesar de tudo, a Igreja católica no Médio Oriente progride e continuará em nome do Senhor”, refere.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais perspetiva a próxima viagem do Papa Francisco à Terra Santa, em maio, esperando que a mesma possa despertar “os recursos mais inesperados a todos os níveis, favorecendo o encontro entre as partes e o diálogo que às vezes lança as bases para a concórdia futura”.

O cardeal argentino sublinha a dimensão ecuménica desta viagem papal, 50 anos após o encontro entre Paulo VI e Atenágoras, patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top