D. Gilberto Reis marcou presença no encontro que decorreu em Almada
Almada, Setúbal, 24 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal promoveu um encontro entre os representantes dos corpos sociais das Santas Casas da Misericórdia que decorreu em Almada e contou com a presença do bispo, D. Gilberto Reis.
O bispo de Setúbal aproveitou o momento para reconhecer “a importância social da ação das Santas Casas e o esforço que vão fazendo para que as pessoas não vejam satisfeitas apenas as suas necessidades materiais mas também todas as que são imprescindíveis para dar verdadeiro sentido à vida”, revela um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O prelado agradeceu de seguida a presença dos que “têm a missão de conduzir instituições de matriz cristã, com um trabalho tão relevante na proteção aos mais desfavorecidos da diocese”.
D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa foi convidado para apresentar a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho), aproveitando para fazer “um enquadramento geral da exortação, referindo a relação do estilo da mesma com a personalidade e a experiência pastoral do Papa Francisco”.
A intervenção focou algumas partes do texto, valorizando as referências às transformações civilizacionais operadas na humanidade e “as suas consequências presentes e futuras” para um verdadeiro “desenvolvimento integral e sustentado”, revela o comunicado.
O diretor do Secretariado Diocesano da Ação Social e Caritativa, Eugénio Fonseca, incentivou os participantes a colaborarem para se conseguir “uma maior articulação entre as diferentes instituições e grupos que integram a pastoral social”, explicando os objetivos do secretariado diocesano e do secretariado distrital da união das misericórdias.
Estas instituições, “sendo diferentes, complementam-se e podem ser uma mais-valia para a missão de todas as instituições socioeclesiais, nomeadamente na área da formação e da gestão institucional”.
Antes de terminar este encontro, D. Gilberto Reis desafiou os presentes a “organizarem, logo que possível, uma peregrinação a Fátima” com os dirigentes, colaboradores, utentes e familiares das Santas Casas da Misericórdia da Diocese de Setúbal.
Neste encontro estiveram também presentes as Santas Casas da Misericórdia de Santiago do Cacém e de Sines da Diocese de Beja, informa o comunicado.
MD