Vaticano: Papa convida católicos a «ir contra a corrente»

Francisco assinou mensagem para o 51.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Cidade do Vaticano, 16 jan 2014 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou hoje a mensagem do Papa para o 51.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, na qual Francisco defende a necessidade de “ir contra a corrente”.

O documento, intitulado ‘Vocações, testemunho de verdade’, destaca que a vivência de uma vocação pode significar, por vezes, “encontrar também obstáculos, fora e dentro” de cada um.

“Todas estas dificuldades poder-nos-iam desanimar, fazendo-nos optar por caminhos aparentemente mais confortáveis, mas a verdadeira alegria dos chamados consiste em crer e experimentar que o Senhor é fiel e, com Ele, podemos caminhar, ser discípulos e testemunhas do amor de Deus, abrir o coração a grandes ideais, a coisas grandes”, escreve Francisco.

Segundo o Papa, nenhuma vocação “nasce por si, nem vive para si”, mas “brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.

“A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica”, prosseguiu.

Para tal é necessário “superar os modos de pensar e de agir que não estão conformes com a vontade de Deus” seja “na vida conjugal ou sacerdotal”, como também “nas formas de consagração religiosa”.

“Todos somos chamados a adorar Cristo no íntimo dos nossos corações” por isso ninguém deve “ter medo”, escreve Francisco, sublinhando que “Deus acompanha, com paixão e perícia, a obra saída das suas mãos, em cada estação da vida”.

O Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se celebra este ano a 11 de maio, é a oportunidade aproveitada pelo Papa para pedir a bispos, sacerdotes, religiosos, comunidades e famílias cristãs que orientem “a pastoral vocacional acompanhando os jovens por percursos de santidade que, sendo pessoais, exigem uma verdadeira e própria pedagogia da santidade, capaz de se adaptar ao ritmo dos indivíduos”.

“Quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz. E a colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós”, conclui.

O Dia Mundial de Oração pelas Vocações foi instituído pelo Papa Paulo VI, durante o Concílio Vaticano II (1962-1965).

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top