Porto, 14 jan 2014 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP), polo do Porto, promove ao longo deste ano, uma iniciativa que visa destacar figuras de referência da cidade que, pela sua criatividade, nas mais diversas áreas, alargaram os horizontes da Cultura.
O ciclo «Porto Culto Século XX» é uma parceria da UCP com o Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto é tem o seu início esta sexta-feira com a figura de Alfredo Ribeiro dos Santos.
A partir das 14h30, a instituição vai homenagear “o médico, bibliófilo e estudioso do pensamento portuense que viveu a encurtar distâncias e a valorizar diferenças e que se destacou, ainda, pela oposição ao Estado Novo”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Um conjunto de conferências dá a conhecer as várias facetas de Alfredo Ribeiro dos Santos, nomeadamente a dimensão cultural e a intervenção cívico-política.
Arnaldo de Pinho, Henrique Lecour, Luís Garcia Soto, Paulo Ferreira da Cunha, Renato Epifânio e Teresa Roca Sánchez vão dar também testemunho sobre esta figura portuense.
O poeta Fernando Guimarães e o escultor José Rodrigues são as próximas personalidades a ser relembradas no âmbito da iniciativa.
LFS