Brasil: Papa envia mensagem a Comunidades Eclesiais de Base

Francisco pede novo dinamismo evangelizador e diálogo com a sociedade

Lisboa, 07 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem ao encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que vai começar hoje no Brasil, pedindo que estas assumam cada vez mais o seu “importantíssimo papel na missão Evangelizadora da Igreja”.

“Confiando os trabalhos e os participantes do 13.º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base à proteção de Nossa Senhora Aparecida, convido a todos a vivê-lo como um encontro de fé e de missão, de discípulos missionários que caminham com Jesus, anunciando e testemunhando com os pobres a profecia dos ‘novos céus e da nova terra’”, refere Francisco.

O encontro, que deve reunir cerca de quatro mil pessoas de todo o Brasil e de outros países até sábado, aborda o tema ‘Justiça e Profecia a serviço da vida’ e tem como lema ‘CEBs: romeiros do Reino no campo e na cidade’.

Segundo o site da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, esta é a primeira vez que um Intereclesial das CEBs recebe uma mensagem do Papa.

Francisco afirma que estas instituições “trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja”.

“Todos devemos ser romeiros, no campo e na cidade, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher”, acrescenta.

A iniciativa vai decorrer cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, cerca de 1600 quilómetros a nordeste da capital Brasília.

O Papa promete orações para que este encontre ajude os participantes a “viver com renovado ardor os compromissos do Evangelho de Jesus no seio da sociedade brasileira”.

Francisco cita o “Documento de Aparecida” (2007), fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em que participou como arcebispo de Buenos Aires, para afirmar que as CEBs são um instrumento que permite “chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos”.

O Papa recorda ainda que na sua primeira exortação apostólica, ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho), escreveu que as Comunidades de Base “trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja”, mas, para isso é preciso que elas “não percam o contacto com a realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular”.

O Intereclesial é apresentado como “um espaço para troca de experiências, celebrações e avaliação da caminhada da CEBs no Brasil”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top