Projeto de apoio a familiares de emigrantes

«Somos por si, somos por Portugal», da Fundação São João de Deus, arrancou este ano em Lisboa e na Guarda

Lisboa, 06 jan 2014 (Ecclesia) – A Fundação São João de Deus começou 2014 com um novo projeto de solidariedade intitulado “Somos por si, somos por Portugal”, que pretende apoiar os familiares de emigrantes portugueses.

Trata-se de um programa-piloto da Fundação São João de Deus, iniciado a 2 de janeiro, que visa “apoiar as famílias de pessoas que estão fora de Portugal e que têm uma fraca rede social de suporte nas zonas de Lisboa e da Guarda” revelou hoje à Agência ECCLESIA Sandra Silva, coordenadora do projeto.

O objetivo é chegar “às pessoas que vivem um isolamento muito grande, pais ou conjugues de pessoas que foram para fora do país, deixando quem cá fica sem qualquer suporte” sendo por isso “um serviço gratuito” que vai ser testado nos próximos dois anos e que vai alargar-se em breve à região do Porto e a Ponta Delgada nos Açores.

Na prática este projeto da Fundação São João de Deus tem equipas de psicólogos, assistentes sociais e sociólogos que entram em contato “com as instituições que estão fora de Portugal que fazem a ponte com os familiares que estão emigrados e que mostram preocupação com quem ficou sozinho em Portugal” levando a que depois a equipa técnica no local possa acompanhar os familiares dos emigrantes portugueses.

“Trata-se de um acompanhamento simples, muitas vezes passa apenas por fazer companhia à pessoa, ajudá-la a fazer compras ou levá-la a algum serviço, como por exemplo às finanças”, explica Sandra Silva.

“A prestação de cuidados de saúde está fora do nosso âmbito de atuação tal como a movimentação de valores monetários, este projeto complementa sim muito aquilo que já é feito no apoio domiciliar que por vezes só dura uma hora e nós fazemos assim o prolongamento desse serviço”.

Além das equipas técnicas presentes em Lisboa e na Guarda este projeto conta no local “com a ajuda preciosa de vários voluntários”, conclui a coordenadora do projeto, que conta com a parceria do Observatório dos Luso-Descendentes.

A fundação instituída pela Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus em novembro de 2006 é uma Instituição Particular de Solidariedade Social vocacionada para o auxílio aos doentes e aos mais carenciados.

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top