Património: Associação quer recuperar espólio da biblioteca do antigo bispo do Algarve D. Fernando Martins de Mascarenhas

Acervo «valioso» foi levado para Inglaterra em 1596 na sequência de um ataque do corsário inglês Robert Devereux à cidade de Faro

Faro, 04 jan 2014 (Ecclesia) – A Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro vai pedir ao governo inglês a devolução do espólio da biblioteca do antigo bispo do Algarve D. Fernando Martins de Mascarenhas.

De acordo com a edição online do jornal Folha do Domingo, o acervo do prelado foi confiscado e levado para território britânico em 1596, na sequência de um ataque do corsário inglês Robert Devereux, conde de Essex, à cidade algarvia.

A Associação responsável pelo património de Faro considera aquele episódio como um “dos mais negros da história” da região e espera conseguir trazer o “valioso espólio” de volta a Portugal, apelando para isso à colaboração das autoridades inglesas.

O organismo “está certo de que as autoridades britânicas saberão reconhecer a justiça da pretensão e que farão justiça a um país amigo (onde vigora entre os dois países a mais antiga aliança diplomática do mundo) e a uma cidade que se orgulha da sua história milenar e do seu contributo para a cultura portuguesa e europeia”.

 Os 65 títulos que compõem a biblioteca de D. Fernando Martins de Mascarenhas (1594-1616) estão depositados na Bodleian Library da Universidade de Oxford.

FD/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top